A venda direta é um canal que une empresa e consumidor final através de operadores independentes, sem a necessidade de lojas físicas. Historicamente atrelada à emancipação feminina e desenvolvida por empresas que associaram seus nomes a esse canal, a venda direta vem experimentando duas realidades igualmente importantes: (i) a sua adoção como parte da estratégia de diversificação de empresas que tradicionalmente exploraram outros canais e (ii) a busca das empresas de vendas diretas por novos canais de distribuição para seus produtos e serviços.
O multicanal, por sua vez, é uma tendência marcante do século XXI. Atender o cliente onde quer que ele esteja e fazer seu produto ou serviço alcançá-lo pelo meio que o cliente deseja tornou-se não só fator de diferenciação mas também de sobrevivência para vários negócios. Fazer os diversos canais de venda interagirem entre si é o que transforma multicanal em omnicanal.
Vendas diretas e multicanal, portanto, encontram-se como uma necessidade mútua e simbionte. O expertise jurídico neste tema é absoluto diferencial para as empresas que buscam essa competência.